Imagine 17 jovens universitários e professores unidos para provocar uma revolução na educação de sua cidade desenvolvendo projetos de forma voluntária. Isto está acontecendo em Caiçara desde 2005 e os resultados começam a aparecer. Em 2005, o prof. Jocelino, resolveu colocar em prática um sonho que tinha de reunir amigos e fazer acontecer variados projetos educacionais. Os amigos abraçaram a causa e o sonho passou a ser de todos, surgia assim o Grupo Atitude.
Alunos aprovados no vestibular do 1º cursinho organizado pelo grupo
A cidade não dispunha de uma biblioteca pública. Então, a primeira ação do Grupo foi a formação de uma biblioteca comunitária, para isso o referido professor adquiriu um pequeno imóvel com recursos próprios e, a partir daí, o Grupo se mobilizou em campanhas de Livro de Ouro e bingo, a resposta da comunidade foi positiva, a prefeitura ajudou com a mão-de-obra e o prédio foi reformado. O segundo passo foi uma campanha de doação de livros, o que foi realizado com a parceria dos diretores de todas as escolas da cidade e rádio comunitária. Era o começo da “Casa da Leitura”.
Prof. Jocelino: "Sonho que se sonha junto, é realidade"
A inauguração ocorreu no dia 18 de abril de 2006 com uma Feira de Leitura, a primeira a ser realizada na cidade, com tendas onde houve mutirão de empréstimos e recebimento de doações; encomendas de camisetas com frases de incentivo à leitura; e a tenda “Som da Leitura” com microfone livre para leitura de poemas, mensagens, etc; além de duas barracas uma com cordéis e outra com gibis. A feira foi um sucesso, foram realizados 320 empréstimos, foram encomendadas cerca de cem camisetas e todas as escolas do município participaram. No mesmo dia foram lidos contos infantis para crianças em praças da cidade e foi exibido um vídeo do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em homenagem a Monteiro Lobato em virtude de ser tratar do dia do seu nascimento.
Na mobilização para abertura da Casa da Leitura o grupo realizou um abaixo-assinado para que uma praça próxima a biblioteca passasse a se chamar “Praça da Leitura” e o dia da inauguração fosse decretado “Dia Municipal da Leitura”, o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, foram recrutados 17 estudantes do ensino médio para atuarem como atendentes e cobradores da biblioteca. O grupo teve contato com o Projeto Arca das Letras do Governo Federal, que leva pequenas bibliotecas para a zona rural, visitou as principais comunidades rurais, recrutando voluntários para dinamizarem a leitura naquelas localidades e inscreveu o município para o recebimento de 10 “Arcas”, que tiveram atraso ante a suspensão do programa devido às eleições, mas estão encaminhadas.
A aposta na diversidade de opções de leitura foi uma aposta acertada, a “Casa da Leitura” dispõe de gibiteca, cordelteca, revistas, romances tipo Júlia, Sabrina, etc, enfim a meta é conquistar o leitor e despertar nele o prazer de ler. No sentido de envolver os jovens, desde julho a biblioteca passou a desenvolver o projeto “Destaques do Mês”, sendo: “Tema do Mês”, onde os leitores votam em um de três temas (polêmicas, atualidades, etc) e o vencedor passa a ser o tema do mês seguinte, sendo separado todo material sobre o mesmo e feita sua divulgação através de distribuição de texto, rádio, etc; “Autor do Mês”, é escolhido um escritor e todo seu acervo da biblioteca é destacado, bem como biografia do mesmo e, às vezes, exibição de vídeo sobre ele; “Dicas do Mês”, livros e/ou revistas são destacados e indicados para os leitores. Outra aposta é o “Espaço do Professor”, com livros de didática e pedagogia, além de revistas de educação e uma videoteca.
Em julho de 2006 também foi iniciado o “Cursinho Atitude”, o 1º pré-vestibular da história da cidade, através de uma interessante parceria: a prefeitura cedeu uma sala de aula e o material xerocopiado, os professores do Grupo atuaram de forma voluntária e a “mensalidade”, no valor de R$ 10,00 era investida na biblioteca.
O Grupo participou do Prêmio Vivaleitura do MEC e também apresentou o projeto na Semana de Humanidades da UEPB, tendo sido publicado artigo sobre o mesmo.
Os resultados são muito satisfatórios: a “Casa da Leitura” encerrou o ano com 900 leitores cadastrados, sendo cerca de 70% deles de idade inferior a 12 anos, foram aprovados 14 alunos da cidade no vestibular, sendo 11 do nosso Cursinho (ano passado só três da cidade passaram); o Grupo segue ainda mais forte e empolgado com novos projetos, como por exemplo, um programa de rádio que levará conhecimento, informação e cidadania de forma dinâmica e divertida.
Enfim, o Grupo Atitude têm demonstrado que a sociedade organizada pode fazer muita diferença, que não devemos apenas esperar pelas autoridades, devemos agir e também cobrar. O lema do grupo vem da letra de Geraldo Vandré: “Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, Caiçara está se tornando uma cidade de atitude e você pode colaborar com o grupo seja doando livros, material ou recursos para aquisição dos mesmos, ou trocando idéias e sugestões através do fone (83) 3370-1091 ou e-mail: grupoatitudecaicara@hotmail.com. E como diz o grupo: Sonho que se sonha junto é realidade.
Notícia de 12/02/2007Fonte:
Voltar para página principal